Algumas pessoas têm dúvidas de como é calculada a sua conta de energia ou não entendem os valores de impostos e taxas que compõem a conta de luz. Por isso, é importante entender as informações que constam na conta de energia para saber pelo que se está pagando ou identificar alguma cobrança ou código não identificado.
Para começar, o preço da tarifa é estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Energisa Paraíba, que é a distribuidora de energia no estado, calcula a conta de energia elétrica com base no seu consumo mensal registrado entre uma leitura e outra. A diferença desses valores é a quantidade de kW/h utilizados dentro do mês. Esse valor é multiplicado pelo custo do kW para obter o valor do seu consumo.
Na parte da conta que se chama “Composição do Consumo”, é possível identificar os gastos de geração de energia, a transmissão dessa energia e, por último, a sua distribuição que chega ao consumidor final. Todos esses custos são somados aos valores de impostos em vigor (PIS, COFINS, ICMS) e a CIP (taxa que custeia a iluminação pública), que são levados em conta na composição final da tarifa.
De acordo com a Energisa Paraíba, a distribuidora fica com 27% do valor da conta, que significa que de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 27 ficam com a Energisa. Com esse valor, a empresa distribui energia e mantém toda a sua operação para garantir o fornecimento de energia elétrica para todos os clientes, além de pagar fornecedores e prestadores de serviço e fazer investimentos e melhorias.
O valor restante é repassado para outras empresas que operam no sistema (como as geradoras e as transmissoras de energia e para o pagamento de encargos e impostos cobrados pelos governos).
Para saber mais de forma simples, o Grupo Energisa produziu o vídeo “Descomplicando Sua Conta de Luz” (https://www.youtube.com/watch?v=rDPEwyPHNzY) , que traz o tema do consumo de energia como uma “pizza fatiada”.